CAPACITAÇÃO
Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/03/2019 15h47
Um grupo de 15 agentes prisionais da Central de Triagem da Marambaia (CTMA), em Belém, participou de um treinamento de defesa pessoal, na manhã deste sábado (16), na academia de Boxe Ulisses Pereira.
A ação faz parte de um projeto piloto organizado pela Susipe com o objetivo de capacitar os agentes e também elaborar um módulo de defesa pessoal como conteúdo complementar para o curso de formação agente prisional do concurso C-199.
O treinamento contou com a participação voluntária de lutadores e professores profissionais de boxe, Jiu Jitsu e Muay Thay que repassaram técnicas e exercícios práticos para os servidores penitenciários.
Júlio César, que é agente prisional, acredita que esse treinamento é fundamental para o dia a dia na unidade prisional.
"Além da importância de se praticar uma atividade física, esse treinamento nos dá mais segurança, pois como temos contato direto com os presos precisamos estar preparados, afinal, não sabemos quando será necessário utilizar de alguma técnica de auto defesa ou imobilização. Esse treinamento trás mais experiência e segurança para o nosso trabalho", garante o agente.
Para o boxeador e professor Ulisses Pereira, os agentes prisionais precisam estar tecnicamente preparados para se defender em uma situação extrema.
“O objetivo desta aula é trabalhar defesa pessoal e técnicas de imobilização, para ajudar os agentes no trato com os internos, durante a retirada de presos das celas, transporte e qualquer outra situação que exija contato direto com o interno", explicou.
O secretário extraordinário de Estado para assuntos penitenciários, Jarbas Vasconcelos, também participou do treinamento e explicou que a aula experimental irá servir como modelo de capacitação para o curso de formação de novos agentes prisionais da Susipe.
“Esse treinamento é um piloto que vai nos ajudar a elaborar uma aula extra de defesa pessoal como atividade complementar para os candidatos a agente prisional do concurso C-199. Estamos hoje aqui para pensarmos nas melhores técnicas para contribuir com a formação dos agentes”, finalizou o secretário.
Veja também
SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Hemopa deve fechar 2025 com mais de 100 mil doações de sangue no Pará
25/11/2025 08h00SEGURANÇA
Corpo de Bombeiros do Pará celebra 143 anos com entrega de viaturas e reconhecimento a militares da COP 30
24/11/2025 21h39RECONHECIMENTO
Pará recebe premiação ‘Brasil Sem Fome’ por avanços na redução da insegurança alimentar
24/11/2025 17h23SEGURANÇA
Polícia Civil apreende 40kg de drogas em Parauapebas e prende homem em flagrante
24/11/2025 16h54HUMANIZAÇÃO
HOL recebe doação de 63 mechas e reforça ações de humanização para pacientes oncológicos
24/11/2025 16h49NEGOCIAÇÃO
Procon Pará promove mutirão para orientação e negociação de dívidas bancárias
24/11/2025 15h42